Prefeitura de Palmas: 4.024 microempreendimentos abertos em 2021

Um crescimento de 16,71% na abertura de MEIs em comparação ao ano anterior

Em 2021, foram abertos em Palmas 4.024 microempreendimentos individuais (MEIs), um crescimento de 16,71% em comparação com 2020, que contava com 24.077 microempresários individuais. Considerando os primeiros dois meses deste ano, Palmas ganhou mais 512 MEIs. Em 2019, Palmas contava com 20.319 MEIs e no ano seguinte (2020) teve um crescimento de 19,55%, um incremento de 3.938 microempreendedores. “Acreditamos que incentivar esses pequenos negócios é fundamental para criar possibilidades de renda e também gerar empregos”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Mila Jaber.

“Com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas tiveram que complementar sua renda familiar, muitos perderam emprego, e as pessoas transformaram suas vocações em negócio. E a prefeitura abraçou essa causa, criando um ambiente extremamente favorável, que é a Casa do Empreendedor”, explica Mila. A gestão municipal avalia que desburocratizar o acesso das empresas facilita a formalização e a segurança jurídica desses empreendimentos, como exemplo, a dispensa do habite-se e das licenças para localização e para funcionamento dos pequenos negócios com atividades de baixo risco.

Em outra frente, a Prefeitura de Palmas no período da pandemia, que gerou profundos impactos econômicos, adotou medidas de geração de renda com grandes investimentos em obras públicas, que movimentou parte da economia; programas de geração de renda, como crédito oferecido pelo Banco do Povo e os editais de cultura; e o programa social, distribuição de cesta básica e o Cartão da Família. “São ações que promoveram um ambiente favorável para os pequenos negócios e de desenvolvimento econômico da nossa Capital”, argumenta a secretária.

Dos 28.613 MEIs em Palmas, as cinco maiores atividades desenvolvidas são: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, cabeleireiros, obras de alvenaria, promoção de vendas e serviços ambulantes de alimentação. Sendo que 58,8% são homens e 41,2%, mulheres. Mais de 80% desses microempreendedores, 23.332 MEIs, estão nas faixas etárias de 21 a 50 anos; corresponde: 7.819 MEIs de 21 a 30 anos, 9.040 de 31 a 40 anos e 6.473 de 41 a 50 anos. Os dados são do Portal do Empreendedor - Governo Federal.

Empresas

Com base nas informações do Data Sebrae Indicadores (https://datasebrae.com.br/), Palmas conta atualmente com 39.367 empresas, sendo matriz e filial, divididas nas seguintes atividades: 19.963 de serviços, 11.958 de comércio, 4.021 de construção e 212 de agropecuária.

Detalhamento dos MEIs em Palmas

Atividade Total
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1802
Cabeleireiros 1795