Representantes da Casa do Empreendedor e UFT assinam protocolo de intenções

Parceria foca ainda no desenvolvimento de estratégias de economia e finanças solidárias

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) assinaram, nesta quarta-feira, 23, um Protocolo de Intenções com o Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (Ipex Regional UFT), visando a cooperação recíproca em atividades de ensino, pesquisa e extensão com a Casa do Empreendedor, bem como a utilização conjunta da experiência e da especialização de cada um, em suas respectivas áreas de atuação.

O protocolo prevê a criação, na Casa do Empreendedor, um núcleo de pesquisas, com foco no desenvolvimento municipal, com publicações trimestrais dos resultados obtidos, e no desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento local, relacionadas à emancipação de grupos vulneráveis.

A parceria foca ainda no desenvolvimento de estratégias de economia e finanças solidárias, visando adotar estratégias de desenvolvimento de comunidades de baixa renda com implantação de moeda social e outras estratégias de inclusão financeira, implantação de programas estágio e bolsas de extensão para estudantes de graduação e pós-graduação para apoiar no atendimento e dinamização dos pequenos negócios, no apoio à propriedade intelectual e transferência de tecnologia, conectando demandas de mercado dos pequenos negócios as pesquisas básicas e aplicadas e no fornecimento de cursos de qualificação em nível de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado em projetos específicos para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável de Palmas.

O presidente do Ipex Regional UFT, Waldecy Rodrigues, disse que essa parceria inaugura uma integração mútua da UFT com a Casa do Empreendedor. “Vamos fazer uma integração com os cursos do mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional de Gestão de Políticas Públicas e das graduações de Economia, visando fortalecer o desenvolvimento econômico do Município, através do empreendedorismo e do cooperativismo”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Jaber, ressaltou que a assinatura do Protocolo de Intenções tem uma representatividade muito grande, uma vez que a UFT tem feito um trabalho diferenciado no campo da pesquisa. “Trazer a universidade para dentro do ambiente da Casa do Empreendedor eleva nosso patamar de conhecimento, e também qualifica nossos projetos e nossos resultados”, disse lembrando que não tem como desenvolver inovação e pesquisa sem a universidade. “Hoje a Casa do Empreendedor se torna muito maior com essa parceria”, finalizou.