Prefeitura de Palmas é parceira da 4° Festa da Colheita da Jabuticaba

A 4ª Festa da Colheita da Jabuticaba, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro na Praça da Criança, promete agitar o Distrito de Taquaruçu com uma variedade de pratos gastronômicos à base da fruta e apresentações culturais. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), é parceira da iniciativa para fomentar o desenvolvimento turístico, empreendedorismo gastronômico e econômico do distrito.

A festividade, que celebra a época da colheita da fruta nacional, chega a sua quarta edição com a tradicional visita aos pomares e exposição de artesanatos. A programação conta com algumas novidades, como, por exemplo, a exposição fotográfica e de livros, a participação da rota gastronômica, que vai oferecer ao público nos estabelecimentos comerciais do distrito diversas opções de delícias produzidas com o uso da fruta, o espaço kids para a criançada e apresentações de artistas regionais, que serão divulgados nos próximos dias.

"É com muita satisfação que a gestão municipal abraçou a causa e apoia a realização de mais um importante evento no Distrito de Taquaruçu. A festividade da Colheita é uma grande oportunidade para os empreendedores apresentarem ao público os seus produtos. Nossa expectativa é que o evento, além de fortalecer a cena cultural e o turismo, possa beneficiar economicamente toda a classe empreendedora do distrito", destacou o secretário da Sedem, Gustavo Bottós.

A Festa

Em 1977 um antigo morador da região conhecido como Mauro Batista adquiriu a primeira muda de Jabuticaba e trouxe para o Distrito de Taquaruçu. Pouco tempo depois,  com  essa muda inicial ele conseguiu plantar diversos pés na sua propriedade, que ficou conhecida como a fazenda da jabuticaba. Hoje um dos pomares que é aberto à visitação do público durante a festa da Colheita pertence aos familiares do seu Mauro.

De acordo com os produtores da fruta e organizadores, a festa começou após uma ideia que a empreendedora da localidade Lucyene Nascimento teve ao participar de um curso promovido pela Prefeitura de Palmas e o Sebrae/TO. Diante da imensa quantidade de pés, nasceu o movimento de celebrar a época da colheita, para que as pessoas pudessem conhecer as potencialidades da fruta. Desde então, foram realizados diversos cursos e oficinas para capacitar a comunidade com as técnicas de aproveitamento gastronômico da Jabuticaba.

-Autor: Redação Secom | Publicado em 24 de outubro de 2022 às 18:24