Palmas registra criação de mais de 1 mil empregos formais em julho

Em sete meses foram registrados 3.887 novos postos de trabalhos na Capital

O mês de julho, sozinho, foi responsável por quase 30% do saldo de novos empregos nos sete primeiros meses de 2022 em Palmas, que soma 3.887 postos de trabalho. Foram criadas 1.101 vagas com carteira assinada. A maior contratação ocorreu no setor de serviços, 619, seguido do comércio com 281. Em julho, foram 4.267 admissões contra 3.166 desligamentos em Palmas, conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), levantados nesta segunda-feira, 19. A Capital conta com 84.073 pessoas trabalhando com carteira assinada.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Gustavo Bottós, destaca que o aumento se deve à chegada de novas empresas e ampliações das existentes, como a abertura de mais uma unidade do Assaí Atacadista na cidade, além do crescimento dos pequenos e médios negócios que também fomentam o emprego formal na Capital tocantinense. “A gestão municipal tem atuado em diversas frentes para garantir o fortalecimento da economia de Palmas, como a modernização da legislação, para facilitar a abertura e funcionamento das empresas e microempreendedores individuais, redução da burocracia e também a concessão de incentivos e crédito com taxas de juros baixos. Fora a capacitação e atendimento diferenciado na Casa do Empreendedor para o setor empresarial.”

Considerando o período de janeiro a julho deste ano, foram 27.283 admissões e 23.396 desligamentos, saldo positivo de 3.887 novos empregos em sete meses. Desse total, são 2.260 no setor de serviços; 725 no comércio; 709 na construção; 168 na indústria; e 25 na agropecuária.  As mulheres são 40,34% dos novos postos de trabalho, 1.568 trabalhadoras; homens, 2.319, que representam 59,66%. Por grau de instrução, 81,35% têm ensino médio completo, 3.162 trabalhadores. Analisando a faixa etária, 52,61% das atividades estão ocupados por trabalhadores de 18 a 24 anos.

-  Autor: Redação Secom | Publicado em 21 de setembro de 2022 às 08:14