Capital tocantinense registra resultado acima do desempenho do Brasil, da região Norte e do Tocantins

O ano de 2021 fechou com um saldo positivo de empregos com carteira assinada em Palmas, com a criação de 6.676 novos vagas formais. Em 2020, o resultado foi negativo, uma redução de 1.131 postos de trabalho formais. Comparando o total de empregos formais de dezembro de 2020 (70.211), com o mesmo período de 2021 (76.887), Palmas registra uma taxa de crescimento de 9,51%, o melhor resultado entre as capitais, ficando na frente dos grandes centros econômicos nacionais. Os dados são do Sistema de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados no último dia 31.

Considerando a taxa de crescimento do estoque de empregos, comparando 2020 com 2021, o resultado de Palmas está acima do desempenho do Brasil, com taxa de 7,08%; da região Norte, 8,62%; e do Tocantins, 8,74%. “Palmas volta por cima em 2021, os números de empregos refletem o aquecimento da economia; resultado de um conjunto de ações, tendo participação ativa da Prefeitura de Palmas. Foram milhões investidos em obras públicas, crédito facilitado e com juros reduzidos, editais de cultura, Cartão da Família, desburocratização da abertura de empresas e implementação da Casa do Empreendedor”, pontua a secretária municipal de Desenvolvimento Econômica e Emprego (Sedem), Mila Jaber.

A gestora ressalta as campanhas do município, divulgação constante e estímulo para o palmense priorizar o consumo nas feiras, consumindo do produtor local. Como também, a campanha ‘Compre Aqui. Palmas merece o seu presente! feita em novembro para incentivar as compras de final de ano no comércio local, que resultou em um crescimento de vendas em 2021 de 35,9% em comparação a 2020 e 31%, considerando os números de 2019. “São diversas ações para beneficiar desde o microempreendedor individual até as empresas de maior porte. Porém, um trabalho fundamental da gestão como indutora desse crescimento econômico foi garantir uma ampla vacinação contra a Covid-19 à população”, destaca a secretária Mila.

Detalhamento

Palmas, no início da pandemia em 2020, registrou números negativos, onde em abril teve a redução de 1.672 empregos formais e em maio, 1.259 empregos formais. Ou seja, foram dois meses onde o número de desligamentos ficou muito acima do número de admissões. Os meses seguintes, com destaque para o setor da construção, registram saldos positivos; bastante incentivado pelas obras públicas de pavimentação asfáltica. No geral, em 2020 foram registrados em Palmas 26.264 admissões e 27.395 desligamentos; e em 2021, 37.238 admissões e 30.562 desligamentos.

Avaliando por grupamento, os 6.676 novos empregos criados em 2021 estão distribuídos nas categorias Serviços, com 2.938 novos postos de trabalho; Comércio, 1.836; Construção, 1.456; Indústria, 392; e Agropecuária, 54.

Saldo negativo

Com saldos positivos de janeiro a novembro, o resultado em dezembro de 2021 foi negativo em Palmas. Com 2.533 admissões e 2.922 desligamentos, no último mês do ano houve uma redução de 389 empregos formais. O economista da Sedem Marlo Galvão explica que resultado negativo, com mais desligamentos que admissões, é que o período chuvoso leva o setor e construção a dispensar um maior número de trabalhadores, o principal responsável por esse impacto. Analisando os dados das outras capitais e estados brasileiros, a maioria teve um saldo negativo em dezembro.

Novo Caged

Organizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o Novo Caged, adotado desde janeiro de 2020, é composto por informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. O Novo Caged é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Brasil com carteira assinada, emprego celetista.

Fonte: Palmas fecha 2021 com 6.676 novos empregos formais, maior taxa de crescimento entre as capitais