Palmas destaca-se em ranking de cidades empreendedoras no País

No estudo que analisou o ambiente de negócios dos 100 municípios mais populosos, Palmas apresentou ótimo desempenho no indicador ‘Capital Humano’, ficando na 5ª colocação

Do ponto de vista do capital humano, Palmas é a quinta melhor cidade para se empreender, e a terceira dentre as capitais brasileiras. É o que aponta o estudo ‘Índice de Cidades Empreendedoras 2020’, desenvolvido em parceria pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a organização sem fins lucrativos Endeavor e divulgado no final de janeiro. No ranking geral, Palmas é a 53ª colocada dentre os 100 municípios avaliados, e a 12ª dentre as capitais.

O ‘Índice de Cidades Empreendedoras’ é um exercício de análise abrangente do ecossistema local de empreendedorismo no Brasil. A primeira edição ocorreu em 2014. A segunda, em 2017 (sempre em anos de início de mandato de prefeito). Em 2020, Palmas é avaliada pela primeira vez, visto que o estudo tornou-se mais abrangente, analisando o ambiente de negócios dos 100 municípios mais populosos do País.

“Esse bom desempenho de Palmas na primeira vez em que é avaliada nesse estudo demonstra que estamos no caminho certo para consolidar nossa Capital como uma cidade com ambiente propício para atrair investimentos em novos negócios”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Mila Jaber.

Capital Humano

Os indicadores para formar o pilar ‘Capital Humano’ foram divididos em dois grupos: mão de obra básica e mão de obra qualificada, sempre considerando o acesso e a qualidade de cada tipo de capital humano. “A qualificação dos funcionários é uma das principais características que o empreendedor busca para compor a sua empresa”, destaca o estudo, que ainda conclui: “(...) índices educacionais elevados são relacionados a investimentos eficientes realizados pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado na educação pública dos municípios e estados, tanto em relação ao acesso como em relação à qualidade”.

Rankeada em 5º entre os 100 municípios avaliados e em 3º entre as capitais, Palmas somou 7,3631 pontos no índice de Capital Humano. Com destaque para a nota do Ideb, nota média do Enem e proporção de adultos com pelo menos o ensino médio completo no grupo de mão de obra básica. Já no grupo de mão de obra qualificada, o destaque na nota de Palmas é para o custo médio de salários de dirigentes.

Acesso a capital

No pilar ‘Acesso a capital’, em que Palmas obteve a 25ª melhor pontuação no ranking geral e a 13ª entre as capitais, com a nota 6,0213. O bom desempenho ficou por conta do índice de operação de créditos, 65,60%, o 4º maior entre os municípios avaliados, ficando atrás somente de Osasco, Porto Alegre e São Paulo. “A disponibilidade de recursos para investir no negócio, seja em sua fase inicial, seja em momentos de crescimento, é determinante para o futuro da empresa”, destaca o estudo.

O ranking geral é formado pelas notas obtidas em sete determinantes (ou pilares) analisados. Além dos determinantes ‘Capital Humano’ e ‘Acesso a capital’ (25ª geral e 13ª entre as capitais), Palmas obteve boa colocação no pilar ‘Mercado’ (50ª geral e 14ª entre as capitais). Em ‘Inovação’, Palmas ficou em 69º lugar; 79º em ‘Ambiente Regulatório’; 85º em ‘Infraestrutura’ e 88º em ‘Cultura Empreendedora’.

Fonte: Palmas destaca-se em ranking de cidades empreendedoras no País

Casa do Empreendedor

Nosso site foi projetado para ser prático, rápido, sem burocracia e com 100% de resolução online. Tudo o que você precisa, sem sair de onde está.

Todas as soluções para seus problemas, seja você MEI, pequeno, médio ou grande empresário.

Serviços

Aqui você encontra tudo o que precisa:

  • Abertura de CNPJ
  • Formalização de MEI
  • Emissão de Alvará

& muito mais, confira!

Notícias

Mais do que resolver todos seus problemas, queremos que você esteja informado, sem sair da Casa.

Saiba

Tem mais perguntas? Temos todas as respostas! Nossa página de ‘Saiba’ é completa e com dicas para agilizar seu processo.

Se precisar falar com alguém, temos 03 telefones/SAC e um canal de ouvidoria.