Fundo do Trabalho financiará criação do Sine Palmas

O FT da Capital será gerido pela Sedem e fiscalizado por um conselho

 

 O Fundo do Trabalho de Palmas (FT-Palmas), criado pela Lei nº 2.674, tem como objetivo financiar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) na Capital, como também, fomentar o emprego e renda, com ações, programas e projetos específicos na área do trabalho.  O fundo será gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e fiscalizado pelo Conselho do Trabalho, Emprego e Renda do Município de Palmas (CTER-Palmas). Conforme o Novo Caged, considerando os dados de março de 2022, Palmas tem 82.001 pessoas trabalhando com carteira assinada.

“Em 2021, como reflexo da recuperação econômica de Palmas e as grandes obras realizadas pela gestão municipal, tivemos um crescimento significativo na geração de novos postos de trabalho com carteira assinada. A criação do FT-Palmas é mais um passo da prefeita Cinthia para fomentar a geração de trabalho, emprego e renda, que defende o papel atuante do Poder Público para incentivar a economia e a melhoria do bem-estar social”, pondera o secretário da Sedem, Gustavo Bottós. 

O FT-Palmas receberá recursos do tesouro municipal; do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); créditos suplementares; saldos de aplicações financeiras dos recursos alocados no Fundo; saldo financeiro apurado ao final de cada exercício; repasses financeiros provenientes de convênios; receitas provenientes da alienação de bens móveis e imóveis da Prefeitura de Palmas; doações; produto da arrecadação de multas provenientes de decisões judiciais; recursos retidos em instituições financeiras sem destinação própria ou repasse; entre outros recursos.

Conforme a Lei nº 2.674/2022, o principal objetivo do CTER-Palmas é deliberar e definir sobre a política municipal de trabalho, emprego e renda, em acordo com a política nacional da área, como também, acompanhar, controlar e fiscalizar a execução dessa política. Ou seja, apreciar e aprovar o plano de ações e serviços do Sine e exercer a fiscalização dos recursos financeiros do FT-Palmas e das ações desenvolvidas com seu apoio.

O CTER-Palmas será composto por nove membros titulares e respectivos suplentes, para mandato de três anos, permitida a recondução. Os membros serão designados pela prefeita Cinthia, sendo que não receberão qualquer remuneração, vantagem ou benefícios pelo desempenho da função. 

-  Autor: Redação Secom | Publicado em 31 de maio de 2022 às 18:36

Casa do Empreendedor

Nosso site foi projetado para ser prático, rápido, sem burocracia e com 100% de resolução online. Tudo o que você precisa, sem sair de onde está.

Todas as soluções para seus problemas, seja você MEI, pequeno, médio ou grande empresário.

Serviços

Aqui você encontra tudo o que precisa:

  • Abertura de CNPJ
  • Formalização de MEI
  • Emissão de Alvará

& muito mais, confira!

Notícias

Mais do que resolver todos seus problemas, queremos que você esteja informado, sem sair da Casa.

Saiba

Tem mais perguntas? Temos todas as respostas! Nossa página de ‘Saiba’ é completa e com dicas para agilizar seu processo.

Se precisar falar com alguém, temos 03 telefones/SAC e um canal de ouvidoria.