Com Casa do Empreendedor, Prefeitura de Palmas amplia atendimento em 106%

De outubro de 2021 a fevereiro deste ano, o órgão realizou 14.350 atendimentos

Com cinco meses de funcionamento, a Casa do Empreendedor já entrega o seguinte resultado, 14.350 atendimentos feitos de outubro de 2021, quando começou a funcionar, a fevereiro deste ano. Comparando com o período de outubro de 2020 a fevereiro de 2021, com os serviços feitos pela Sala do Empreendedor, foram registrados 6.948 atendimentos, um crescimento de 106,5%. No período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020 foram realizados 6.593 atendimentos.

“A Casa do Empreendedor é parte das ações da Prefeitura de Palmas para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Tocantins. E também um espaço onde todos os serviços aos empresários estão disponíveis, desde abertura, emissão de documentos (licenças), capacitação e pleitear crédito no Banco do Povo”, detalha a secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Mila Jaber.

A Casa do Empreendedor oferece serviços como: orientações em geral, formalização, alteração e baixa da inscrição de Microempreendedor Individual (MEI), alvará de funcionamento, alvará de localização, alvará sanitário, licença ambiental, emissão de boletos ao MEI, cadastro para emissão de notas fiscais, consultas prévias, declaração de faturamento, emissão de notas fiscais, inscrições municipais, entre outros.

Jordânia Ribeiro da Silva buscou a Casa do Empreendedor para se tornar uma microempreendedora individual. Ela contou que nunca lidou com a questão de empreender e considerou o atendimento da Prefeitura de Palmas satisfatório, que a ajudou a formalizar a sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). “Estou formalizando minha inscrição para prestar serviço com atendente terapêutica, estou na expectativa que seja rentável me tornar uma prestadora de serviço”, conta.

Detalhamento

Nos últimos cinco meses, de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, os serviços mais procurados na Casa do Empreendedor foram: cadastro para emissão de notas fiscais, emissão de notas para MEI, orientações, consultas prévias e alvarás de funcionamento. Sendo que o único serviço que teve queda de 60,7 pontos percentuais nos pedidos de baixa do MEI.

“A gestão da prefeita Cinthia Ribeiro adotou a desburocratização da abertura de empresas e MEIs e informou às pessoas, que já tinha uma vocação para empreender, os benefícios de formalizar o seu negócio e a segurança jurídica. Mostramos que é possível pagar poucos impostos, ter acesso a crédito, ter um funcionário compondo sua equipe, ter auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria e orientações e capacitações importantes”, ressalta a secretária Mila Jaber.